A chegada em Berlim

A chegada em Berlim

A Alemanha me trouxe várias experiências inéditas, mas acredito que a principal delas foi chegar pela primeira vez na vida em um país sem falar absolutamente nada da língua. No avião, embora a maior parte da tripulação fosse alemã, o comissário que estava nos atendendo era brasileiro, o que facilitou bem a nossa vida. Mas já chegando no aeroporto, apesar das placas serem todas bilíngues, nos divertimos com as placas escritas em alemão, aquelas palavras enormes que mal dava para deduzir o que significavam.

Descemos no aeroporto de Frankfurt am Main (FRA), que é o principal centro de operações da Lufthansa. Além disso, é o maior aeroporto de carga do mundo e um dos mais movimentados da Europa. Ficamos por lá algumas horas antes de efetivamente embarcarmos para Berlim. O aeroporto é enorme, mas super bem sinalizado e, de modo geral, não foi difícil andar por ele.

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Nosso voo chegou por volta de 11h da manhã. horário local, mas tivemos que esperar algumas horas e alguns voos para finalmente podermos embarcar para Berlim. Acontece que viajando de StandBy dependemos de disponibilidade de assentos nos voos e, como era feriado na Alemanha e ainda rolaram uns desencontros e tentativas mal sucedidas de nos encaixarem nos voos, só pegamos o terceiro avião. Se o plano era chegar no nosso destino final no início da tarde, já chegamos quando estava anoitecendo.

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Descemos no aeroporto de Berlim Brandenburgo (BER), que foi inaugurado em 2020 para substituir o antigo aeroporto da cidade, e fica a 18 km do centro. Percebe-se que o aeroporto está bem novinho, mas confesso que achei ele deserto demais para ser a porta de entrada de uma metrópole como Berlim.

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Chegando lá, decidimos ir ao centro de transporte público, mas, estando pouco familiarizados com a cidade e não tendo estudado isso com antecedência, acabamos tendo bastante dificuldade. A compra do bilhete foi até fácil, tem várias máquinas espalhadas pelo aeroporto e, apesar do choque inicial de ver tudo escrito em alemão, na tela inicial é possível mudar o idioma.

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Estávamos com internet e com o Google Maps, que nos ajudou bastante, e, pelos mapas, tínhamos uma boa ideia de onde tínhamos que chegar e quais as linhas de trem ou ônibus nos levariam até lá, mas a grande dificuldade foi encontrar onde pegar o transporte. Compramos os bilhetes perto da esteira de bagagens, mas aí saímos da área restrita e começou a dificuldade. Embora houvesse placas indicando os caminhos, não encontrávamos o caminho para a linha específica que queríamos.

No fim das contas, descendo uma escada rolante, achamos o local de partida de uma das linhas dos trens regionais, o RB23, e decidimos pegar ele mesmo. Acontece que aparentemente havíamos acabado de perder um trem e o outro demoraria praticamente 1h para passar. Decidimos evitar a fadiga de tentar procurar outro e esperar. O trem não demorou tanto a chegar, mas saiu só no horário programado.

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Enquanto isso, ficamos observando como os alemães se comportavam em relação ao trem para fazer igual: descobrimos que as portas ficam fechadas e que precisamos apertar um botão para abrir, e que é preciso validar o bilhete com uma maquininha que fica na plataforma, sistema igual ao da Itália.

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Mas segundo o Google, ainda deveríamos fazer uma baldeação, já na área central de Berlim. 4 paradas e 30 minutos depois, chegamos na estação Bahnof Berlin-Fiedrichstraße que, apesar de enorme e super movimentada, é super bem sinalizada e foi bem tranquilo pra encontrar a plataforma do metrô que queríamos. O metrô veio logo e 5 minutos e 3 estações depois descemos no nosso ponto final, a Anhalter Bahnof (com o tempo aprendi que Bahnof é estação, em alemão), que fica a apenas um quarteirão do nosso hotel. Já passava das 19h, estava escuro, chovia e estávamos morrendo de fome, pois nesse meio tempo só havíamos beliscado uma coisa aqui outra ali, então chegar no hotel (pra logo sair pra comer) e largar a mochila foi um alívio enorme!

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